quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Eu também vou reclamar"

"Mas agora eu também resolvi
Dar uma queixadinha
Porque eu sou um rapaz
Latino-americano
Que também sabe
Se lamentar"



Tenho reparado como gostamos de reclamar. Aliás, este texto é uma reclamação. Reclamo de tanta reclamação de todo o mundo, em toda a parte.
O dia já começa assim. Tudo bem, acordar 5:30 da manhã não é a coisa mais legal do mundo, mas se você levanta e já está estressado parece que o seu dia inteiro não vai ser bom... e você tem culpa disso. Esse "você" sou eu também. Eu me levanto e até tento manter o bom humor, mas é só sair de casa que já começa.
Hoje eu peguei o primeiro ônibus e pronto. É bem assim: pronto. Transporte público é prato cheio para alimentar nossa irritação. Uma senhora sentada na minha frente reclamando de TUDO. Do tempo (certo, o tempo está muito seco): "precisa chover de dar enchente. Tomara que caia o mundo no feriado. Não tô nem aí. Não vou viajar mesmo. Não tô falando de garoa, tô falando de tempestade, enxurrada." Das eleições: Lula isso, Serra aquilo, Dilma, Marina, etc. "O Mercadante prometeu cesta básica durante um ano, deu só um mês", "Quando teve eleição para votar se continuava a República ou voltava pra Monarquia eu votei pela Monarquia. Um cara só mandando e não tem essa palhaçada disso que a gente vive agora, como é mesmo que fala? Democracia, né?". Do ônibus: "Ah, detesto esses ônibus novos. Os motoristas ficam brincando, andam que nem lesma".
Tentei me distrair, tentei não ouvir, tentei ler. Nada.
Cheguei no metrô. Cheio. Fico nervosa porque não aceito esse tipo de coisa às 6:30 da manhã. Mas eu sei que podia ser pior. Só que na hora eu não penso. É muito ruim perceber que, na prática, a gente quase nunca age como pensa de verdade.
Não vou continuar narrando meu dia. Todo o mundo sabe do que estou falando, a gente vive desse jeito, reclamando, sem fazer nada a respeito. Você lê, ouve, vê algo e se anima: "poxa, eu podia mudar isso ou aquilo na minha vida. Seria bom fazer algo diferente." Certo, você vai e procura alguma coisa. Daqui a pouco incorpora nessa rotina e nem percebe o quanto aquilo é bom para você. E as reclamações persistem.
Às vezes, tento me lembrar de uma história que minha irmã contou (não lembro bem dos detalhes): um grupo de garimpeiras em algum país africano trabalhava 16 horas por dia nas piores condições para ganhar uma banana por dia. Uma banana por dia. Trabalhando com alegria. Quando teve o tsunami na Ásia, elas ficaram sabendo e mandaram as bananas para as vítimas. Nessas horas, o metrô cheio, a fila no banco, o calor excessivo, a lerdeza das pessoas não significam nada. A vida é muito melhor do que a gente pensa. Mas parece que precisamos encontrar motivos para que não seja. Ou pode ser que tenhamos mesmo motivos porém gostamos de valorizá-los.
O mau humor contagia. E penso: é melhor eu parar para pensar antes de sair reclamando de tudo para todos porque posso contaminar uma pessoa que estava bem. Sério, é muito chato tudo isso. Tem muita gente chata, não há mais vaga. Está na hora de procurar outra ocupação.


4 comentários:

  1. OEWWWWWWWWW!!
    Mais um dia de fúria para nós todos destruirmos oque estava normal, onde passo um dia como o outro, com as mesmas cabeças estupidas!!
    Nara, ficou bonito seu blog!! tem a sua cara esse layout XDDDD
    Boa tardeee!

    ResponderExcluir
  2. Gente que reclama compulsivamente pode estar simplesmente justificando a própria passividade. Como as pessoas que vivem dizendo que nada tem solução, que é "tudo a mesma coisa", é tudo um horror e acabou. Uma atitude que simplifica a vida delas, porque as preserva de pensar, de agir e até de viver. Aí elas podem estragar o dia dos outros à vontade no transporte coletivo.

    ResponderExcluir
  3. Falando em ônibus lotado peguei o Vl. Arapua hoje e quando vi o meu saldo do bilhete único ele estava zerado, e não tinha nenhuma loja ou lotérica aberta!

    Eu reclamei ? NÃO !
    Fui a pé pro Terminal Sacomã ouvindo Iron Maiden e queimando as minhas gordurinhas, enquanto os reclamões estavam esperando de braços cruzados com cara de "Essa porra de ônibus é um car**o"

    ResponderExcluir
  4. Pois é, por pior que seja, sempre dá pra encarar de um outro jeito... =)

    ResponderExcluir

Fala, vai!