segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Deus e eu - um diálogo (ou monólogo?) franco


Como começar? Como conversar com alguém ou algo que eu não sei bem quem ou que é? Minha imaginação ainda é bem limitada e tenho dificuldades de falar assim, para o indefinido. Então vou fazer de conta que estou conversando com uma pessoa, ok? Aí já temos outro problema. A nossa cultura patriarcal nos ensinou Deus como um ser masculino. Por mais que eu tenha percebido que isso é ideológico, que faz parte de uma visão de mundo sexista, ensinada por homens, eu ainda não consigo imaginar Deus (mesmo achando que ele não é um ser, mas uma força, uma energia, seja lá o que for isso) sem pensar num velhinho de barba branca (quando eu era criança imaginava como o Merlin, mas isso passou). Isso é muito problemático para mim e só me mostra como os valores sociais e culturais se impregnam na nossa mente, no nosso imaginário... E tem outra coisa: por que eu escrevo o nome dele com letra maiúscula? Acho que isso não tá certo, mas vamos combinar que é um jeito de deixar claro que eu estou falando com um deus específico: o Deus que existe na minha cabeça.

Mas peraí: pra quem eu estou falando? Não era com Deus o bate-papo? Pois então, vamos começar de novo.

Oi, como vai? Aposto que essa é uma pergunta que nunca lhe fizeram, haha! Eu queria ter uma palavrinha com você. Você tá sabendo que há algum tempo eu estou confusa? Pois é, estou.
Eu fui ensinada a te ver como um pai. Por muito tempo funcionou muito bem. Mas leitura vai, leitura vem, muitas conversas por aí, com pessoas com visões de mundo diferentes e esse negócio de pai ficou meio estranho pra mim. Por que pai e não mãe? Sei lá, não parece muito justo, e você não é justiça, como me foi dito? Ah, me ajuda a te entender como algo justo, equilibrado, igualitário, vai! Vamos tentar?
Bem, esse é um só detalhe (importante, claro). Mas o meu problema é outro.
Minha criação f
oi espírita. Eu frequento o centro espírita toda semana, há muito tempo. Tem coisas bem legais, que me deixam alegre, como o serviço social. Acho fundamental, tenho o maior prazer de participar das atividades voluntárias, sei que isso ajudou a formar meu caráter. Mas ainda tem coisas que não são compatíveis comigo e eu tenho muitas dúvidas. Por muito tempo eu pensei que ter dúvidas era errado, era falta de confiança, de fé, sei lá o que. Pode até ser, mas eu as tenho e que posso fazer? Disseram que todo sofrimento tem causa, e muitas pessoas pedem, antes de nascer, para passar por essas ou aquelas situações difíceis, para aprender algo, para se redimir de erros de outras vidas. Isso colou perfeitamente pra mim por muitos anos. Mas poxa, a gente pode escolher muita coisa numa determinada circunstância e se arrepender, ver que aquilo não era bem o que a gente queria, que a gente não tem condições de passar por aquilo. E como fica? Quando eu penso nas pessoas que morrem de fome, de sede, de Aids em países africanos, como eu vou encontrar resposta pensando "ah, mas elas estão resgatando dívidas de outras vidas, elas escolheram esse sofrimento, para se purificar, para evoluir". Não sei, me sinto meio mostro pensando assim, por isso rejeitei essa explicação. Eu acho que existem sofrimentos que não se justificam por nada no mundo, estupros e fome, por exemplo. E outra coisa: e os animais? Como justificar o sofrimento dos animais? O que eles fizeram em vidas passadas? Eles são irracionais, logo não respondem por seus atos. Por que você permite que os humanos façam mal aos animais? Já aviso: esse negócio de livre-arbítrio não vai colar. Acho que simplesmente algumas coisas não deviam acontecer, e dizer que as pessoas são livres para escolherem o bem e o mal me parece muito lavar as próprias mãos, tipo "não posso fazer nada". Poxa, eu sei que você pode. Pare com tanto sofrimento. Se as pessoas tem erros passados para corrigir, invente outro jeito para isso, não tá certo. E eu nem sou tão boa assim para perceber isso, como você não percebe? Você é boa gente, não é?
Esses dias eu percebi uma coisa importante. A minha fé, minha crença me bastam para lidar com a minha pr
ópria vida. Nas minhas orações consigo encontrar consolo e respostas para meus problemas, e consigo ter gratidão pelas coisas boas na minha vida. Mas minha fé e minha crença não me são suficientes para entender os problemas do mundo. Não me são suficientes para entender e aceitar que uma menina de 12 anos seja estuprada, que crianças sejam queimadas vivas na Palestina, que pessoas vivam com menos de 1 dólar por dia. Não tô dizendo que quero encontrar na fé um conforto para isso. Não há consolo possível, não sou egoísta para querer que você me dê uma explicação plausível para essas coisas e assim eu posso dormir em paz. Só quero que você faça alguma coisa. Ou me mostre um jeito de fazer também. Você tem um lado doce para mim, que me deixa muito alegre muitas vezes. Mas eu quero ver essa doçura para todos. Qualquer pessoa deveria poder ser minimamente feliz, com você ou sem você. Eu acho que você existe sim, mas eu não te entendo muito bem. Eu gosto de você, mas você não acha que as coisas poderiam ser diferentes? Por que você é tão quieto?

2 comentários:

  1. Ola Nara!

    Olha, conforto eu senti ao ler seu texto Nara. Eu acreditava que Deus não ia muito com a minha cara de tanto que eu o contestava, e ainda contesto. Bom... ele não pode me dizer que sou o único rs.
    Mas o que posso dizer é que durante muito tempo, 95% de minha vida pra ser mais preciso, eu vivi nessa confusão, tentando definir Deus ou deus, o que sou perante a ele ou ele perante a mim, sua existência, sua forma, etc, etc. Mas hoje, próximo aos 30, estou chegando a um ponto de equilíbrio, um equilíbrio espiritual. Pra mim, Deus é toda a energia que administra a Terra, o universo (afinal quem me garante que existe vida somente aqui neste planeta), Deus é o bom senso, os bons sentimentos, é toda a ação de fazer o bem e essa minha definição de deus não tem nada a ver com religião, que aliás, na minha opinião, são coisas bem distintas e que jamais deveriam ter se associado em alguma parte de nossa História.
    Também não concordo que o sofrimento das pessoas se dá pelo fato de que elas tinham dividas a acertar de vidas passadas, pra mim, isso é desculpa para não admitir o descaso, a negligência, o egoísmo, o ódio, o preconceito, a ganância, em fim, tudo o que não provém de Deus.
    Citando o caso da miséria na Africa por exemplo, vi um post no facebook, que se não me engano foi até você, Nara, quem postou, mostrando um pastor dizendo que da Africa provinham todos os males, doenças e que por isso era um continente amaldiçoado, em contrapartida, ao lado havia uma foto da Angelina Jolie (ateia) ajudando o povo daquele continente. Isso é um preconceito pré-histórico, digo, é algo que foi plantado há muito tempo e que por incrível que pareça ainda se dissemina até hoje, haja vista a infeliz declaração do tal pastor. Mas é um ótimo exemplo de que Deus está nas ações e não na palavra. Deus está no bom sentimento (caridade, amor) e não no preconceito, na ignorância. Mesmo ela não acreditando, Deus está dentro daquela mulher, agora já não posso dizer o mesmo sobre aquele que diz falar em nome de dele...
    Deus teria força para acabar com todo o sofrimento do mundo, mas somente quando todos que habitam nele percebessem que ele não está dentro de templos, igrejas, TAMPOUCO se resume a um livro, que dizem, sagrado... Deus está presente em cada um de nós e somente nós, depois de reconhece-lo, podemos reverter esse quadro.

    Adorei seu texto, assim como os outros. Tenho certeza que um dia ainda vou ler um livro de sua autoria =)

    Um beijão
    Wagner Dicieri

    ResponderExcluir
  2. Wagner!! Muito obrigada pelo depoimento! Fiquei emocionada e confortada tbm! Creio que cada um tem que encontrar seu jeito de lidar com Deus, seja acreditando ou não, o essencial é fazer o bem, pelo menos tentar.

    Muito obrigada pelo carinho e pelo apoio! Livro? não sei, quem sabe? rsrs mas se acontecer pode ter certeza que lembrarei de vc! Beijão!!

    ResponderExcluir

Fala, vai!